segunda-feira, 18 de setembro de 2017

MARCOS OSÓRIO


Marcos Osório - foto facebook
O Dr. Marcos Osório é autoridade reconhecida no conhecimento da nossa terra e tem feito um trabalho extraordinário no estudo histórico do concelho do Sabugal.
Desde 2009, a revista do Museu do Sabugal, “SABUCALE”, publicada pela autarquia, tem sido veículo de muito do seu trabalho.

Em 2006, a Câmara Municipal da Guarda promoveu a publicação da sua tese de mestrado apresentada à Faculdade de Letras de Coimbra, em 2000.
Foi publicada em livro com o título “O Povoamento Romano do Alto Côa”.
Nas páginas iniciais do livro, o Prof. Jorge de Alarcão, sumidade na história e arqueologia portuguesa, faz a APRSENTAÇÃO,  na qual refere que esta nossa zona tem estado abandonada pelos investigadores e que Marcos Osório é um dos pioneiros dessa investigação.

No livro é apresentada a estrada romana que passa pelo Soito, proveniente de importante cidade romana, na zona da atual Espanha (Irueña), entrando em Portugal atual na Lageosa, passando pela Granja até ao nosso povoado e, pelo caminho antigo do Ozendo e Torre, se dirige para a Beira Baixa, passando o Côa no Sabugal.

Refere que a via romana entre o Soito e a Torre percorre “nitidamente uma área de cumeada e evitando algumas linhas de água”.

Está sustentada pela visualização de fotografia aérea e por diversas alminhas (cruzeiros) ao longo do trajeto e por assentamentos arqueológicos que foram identificados.

Tendo em conta que as vias antigas, percorridas por carros de vacas, evitavam as linhas de água e grandes desníveis no terreno, penso que poderá vir a ser considerada esta via que passa pelo Soito e, por Ozendo e Torre, entra na parte Sudeste do Sabugal, mais utilizada do que a via que segue o percurso de Vila Boa e Rendo.

Os diversos assentamentos romanos, até agora, estudados pelo Dr. Marcos Osório dentro do perímetro da nossa freguesia, situam-se para os lados da Granja.

A identificação desta via romana pelo Sr. Dr. Marcos Osório, posteriormente aceite por outros importantes autores¸ é essencial para o reconhecimento do Soito romano, já que uma povoação romana, com alguma importância, teria de ser servida por uma via apropriada

Sem comentários:

Enviar um comentário