terça-feira, 12 de setembro de 2017

ABANÃO


Defende-se neste BLOG que o Soito (concelho do Sabugal) é uma povoação muito antiga e que foi formada na época em que os romanos se fixaram aqui impondo a sua cultura.
 
Os bons terrenos para pastorícia e agricultura fizeram, desde sempre, a zona onde o Soito está implantado muito cobiçada e, há milénios, por aqui andavam os homens dispersos em comunidades familiares, aproveitando o espaço para a sua subsistência e da sua família.

Os romanos promoveram a fixação dessas comunidades em aglomerados populacionais que inicialmente não tinham nome identificativo e que foram tomando um nome que os distinguisse dos outros. O Soito tomou nessa altura o seu nome que em latim é SALTUS.
O Soito, pela riqueza das suas terras foi sempre uma povoação importante e cobiçada em toda a zona.
No ano 1911, o soitense Diogo Lopes Gomes Freire ofereceu a José Leite de Vasconcelos, diretor do Museu Etnológico Português, atual Museu Nacional de Arqueologia, um “machado de bronze de talão e uma aselha. Apresenta forma, perfil e secção sub-rectangulares. O gume é convexo, extravasado, com ligeiros sinais de utilização. A face superior possui uma nervura central”. Consta também na descrição do Museu que o instrumento é da “Idade do Bronze Médio / Final”, a matéria de que é feito é “Bronze”, a técnica “fundição em molde, largura 3,94 cm, espessura 1,90 cm, cumprimento 17,80 cm, peso 269,9 g”
 Historial: “Peça recolhida no Souto, na zona do Sabugal, oferecida ao atual Museu Nacional de Arqueologia em 1911 por Diogo Lopes Gomes Freire. Contexto territorial: Local Souto. Classificação arqueológica Souto. Estação Souto”.

Temos portanto uma prova de que por volta do ano 1.500 antes de Cristo, já por aqui andavam os homens. Com certeza que muitos outros instrumentos e utensílios utilizariam na sua atividade mas estarão para aí subterrados nalgum canto.

Desenvolveu-se a ideia de que o Soito era uma povoação formada muito recentemente e que há 300 anos era um povo diminuto, formado por agricultores vindos da Nave. Essa ideia impôs-se e agora é muito difícil convencer as pessoas de que não é nada disto e que o Soito é a povoação mais antiga de toda a zona, que foi formada há mais de dois mil anos.

Mas esta é uma guerra que tem de ser travada para a reposição da verdade e para homenagem aos nossos antepassados.

Tenho consciência de que isto representa um grande ABANÃO nas ideias consolidadas, mas tenho a certeza de que reposição da verdade será muito benéfica para o Soito.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário