segunda-feira, 11 de setembro de 2017

JOSÉ MANUEL LOUSA GOMES


José Manuel Lousa Gomes nasceu no Soito a 23 de Novembro de 1912, “mas só ali vivi até Setembro d 1930”, como refere no seu livro MEMÓRIAS DA MINHA TERRA – SOITO – SABUGAL. USOS, COSTUMES, TRADIÇÕES E LENDAS DO MEU TEMPO
Publicou o seu livro em 1985, segundo me informou a sua filha Margarida, residente em Vila do Conde, quando já sabia que o cancro lhe tinha dado um prazo curto para o acabar.
Em 21.06.1985, dedicou um exemplar ao P. José Miguel, seu condiscípulo da escola primária e, em 23 de Julho de 1985, partiu.
O seu livro recorda, como ele diz, as suas memórias de toda a gente do Soito até 1930. Afirma na introdução  que escreve com muito carinho pela terra onde nasceu e que até então ninguém tinha feito melhor… ou pior, “por ser este o primeiro trabalho que se escreveu sobre o Soito”.
O escritor historiador quadrazenho Jesué Pinharanda Gomes, ficou impressionado  com este livro pela “sua natureza poética e imagística”.
Para conhecer o século XX do Soito, este é um livro indispensável  
Embora as suas memórias sejam de pessoas e factos até 1930, nos 30 anos posteriores, poucas evoluções se teriam verificado na estrutura produtiva e nos costumes do Soito.
É extraordinária a memória que o autor guarda das gentes do Soito. Eram pastores os seguintes homens do Soito, o Ti Zé tal e o Ti Manuel Tal, lavradores o Ti este, o Ti aquele e mais cem ou duzentos. Lavradores que tinham éguas. Tinham éguas e terras mas não eram lavradores. Tinham cavalos mas não eram lavradores.
Uma cena de animatógrafo no curral e loja das vacas do Ti Cascuda…
“Eles e elas, que na altura constituíam a elite da mocidade da minha terra, já quase todos e todas transpuseram os umbrais da Eternidade! Que tristeza me faz recordar tudo isto meu Deus…!”
E assim cada página uma recordação, uma imagem, uma poesia. Ali estão referências a todas as famílias dos soitenses atuais.
Vale a pena ler.
Talvez a Srª Drª Margarida, filha do autor, se anime a colaborar numa reedição, para aqueles que ainda não têm o livro.

2 comentários: