terça-feira, 12 de setembro de 2017

CARLOS DA CONCEIÇÃO


Carlos Alberto da Conceição nasceu em S. Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital) e emigrou para o Soito em 1963, com 19 anos, para trabalhar nas obras. No Soito conheceu a mulher com quem casou e de quem tem dois filhos.
Publicou agora (Julho 2017) o seu livro “SOITO – Pedaços de História”, que apresentou aos soitenses nas festas de Agosto.
Segundo afirma na contracapa “este é o meu modo de agradecimento ao povo do Soito pelo modo como me recebeu e nele vai todo o amor que tomei por esta terra como se nela tivesse nascido, pois, se a nossa terra é aquela aonde nos sentimos bem, esta é a minha terra, pese embora as saudades daquela onde passei os verdes anos e onde ainda vive a minha mãe e mais família e onde regularmente vou matar saudades”.
Segundo refere, escreve desde 1960 artigos para jornais e, desde 1994, na rádio bragançana declamou poemas e nesse programa foi apelidado de “Ticarlos do Soito”. Gostou do apelido e, desde então, tem feito as suas publicações com esse pseudónimo.
O livro contém diversos textos que o Carlos foi publicando ao longo dos anos e de interesse para todos os soitenses. Desde documentos históricos sobre o Soito até casamentos, batizados, falecimentos desde que existe registo paroquial, tudo fica agora disponível neste livro.
Muito interessante é o facto que refere dos documentos relativos à Santa Casa da Misericórdia do Soito que estavam para ser inutilizados e que o Carlos preservou e que são de um valor histórico incalculável. No livro dá-nos varias relações relativas à Santa Casa, desde provedores a secretários desde os anos mais remotos até aos dias de hoje.
Podemos ali descobrir alguns familiares nossos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário